O principal objetivo deste Blogue é dar a conhecer as diversas áreas de intervenção de um Terapeuta da Fala e qual o seu trabalho nas mesmas.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Perguntas Frequentes

De seguida, passo a citar algumas das perguntas que me são feitas mais frequentemente, esperando que seja assim capaz de auxiliar nas dúvidas de outras pessoas.


1. O meu filho tem dois anos e meio e começou a gaguejar, será gago? 
     Por gaguez entende-se que é uma perturbação da fluência da fala, na qual o indivíduo repete ou prolonga sílabas ou realiza pausas na produção de palavras.
     Entre os 2 e os 4 anos podemos observar o que se chama de "gaguez fisiológica", ou seja, considerada como não patológica, isto devido às grandes aprendizagens contínuas da linguagem, bem como devido ao processo do pensamento rápido e à necessidade de querer dizer tudo de forma rápida.
    Nestes casos as crianças não podem ser consideradas gagas, sendo que o trabalho do Terapeuta da Fala dirigi-se à prevenção, havendo apenas a necessidade de aconselhamento (à criança e aos seus interlocutores), para que estas não passem a ter gaguez patológica.

2. O meu filho tem 5 anos e não diz o som /r/, há algum problema?
          Sabe-se que na Língua Portuguesa (de Portugal), os sons /r/ e /l/, para além de serem muito parecidos, são dos últimos a serem adquiridos de forma consistente, ou seja, há uma maior dificuldade de produzi-los devido à sua articulação e também pelo facto de estes sons estarem presentes em variados contextos (entre duas vogais, depois de uma consoante, antes de uma consoante, etc). Quando apenas o som /r/ é omitido/substituído, com 5 anos é aconselhado consultar um Terapeuta da Fala, que realize uma avaliação adequada ao caso do seu filho, antes do seu ingresso no ensino primário, pois aí é benéfico ter as competências a nível da linguagem e da fala adquiridas.

3. Costumo ficar rouca, é normal?
          Não podemos afirmar que é normal estar rouco, pois este é um sinal que indica que alguma coisa não está bem com as nossas cordas vocais. Porém, é comum isto acontecer, em casos de gripes, alergias, ansiedade, etc. Caso a rouquidão dure mais do que 10 dias deverá consultar o Médico Otorrinolaringologista (ORL), que irá analisar a sua laringe (onde estão as cordas vocais), verificando se apresenta alterações ou não. Se não apresentar alterações, todavia fica frequentemente rouco, deverá consultar um Terapeuta da Fala, para que este o aconselhe e o ajude na prevenção de patologias vocais. De outra forma, se apresentar alterações, para muitas delas as sessões de Terapia da Fala são benéficas, sendo capaz de diminuir o grau de rouquidão e, por vezes, de alterar a perturbação laríngea.


4. O meu filho tem 2 anos e não fala, que posso fazer?
          Todo o desenvolvimento humano depende de pessoa para pessoa, não havendo etapas fixas em cada idade, todavia existe uma sequência de aquisições as quais devemos percorrer. Inicialmente é importante verificar se o seu filho apenas não fala ou se não comunica. Nesta idade é normal as crianças não se pronunciarem bem, porém já deverão produzir ter competências referentes à linguagem e à comunicação, como: sorrir, reagiir ao nome, reagir aos sons, produzir sons. O meu conselho neste tipo de casos, é consultar o Terapeuta da Fala, pois é capaz de fazer uma avaliação correcta, adequando-se a cada caso e, se necessário irá orientar-lhe relativamente à estimulação da linguagem ou, até mesmo, mostrará a necessidade do acompanhamento nesta valência. 

5. Engasgo-me com muita frequência, o Médico disse para consultar 
o Terapeuta da Fala, mas eu sei falar...
          Os Médicos, neste tipo de casos, podem aconselhar as sessões de Terapia da Fala, pois como refiro neste blogue, não é um profissional responsável apenas pela fala, como é comum ser referido. Neste caso o Terapeuta da Fala irá avaliá-lo para verificar qual a sua dificuldade a nível da deglutição e, com variados exercícios, irá ajudá-lo a ultrapassar os engasgos, prevenindo aspirações dos alimentos.

6. Como sou adulto tenho vergonha de ir a consultas de Terapia da Fala, haverá alguma solução?
          Existem opções, mas não há razão para ter vergonha de frequentar as sessões de Terapia da Fala, pois cada vez mais as pessoas são alertadas para este trabalho e começam a entender que não é uma valência que apenas trata crianças ou idosos. Ocorrem alguns problemas durante a vida nos quais o Terapeuta da Fala pode intervir e, na minha opinião, não deve haver vergonha quando apenas queremos o nosso próprio bem. Se estiver mesmo contra frequentar estas sessões num lugar público, sempre tem a hipótese de contactar um Terapeuta que esteja disponível a realizar consultas ao domicílio (em sua casa). 


Não consegui resolver a sua dúvida? Não hesite, contacte-me. Podem fazê-lo por mail, através do: tfmarcoaveiro@gmail.com.


2 comentários:

  1. A Câmara Municipal de Castro Daire criou o 1º Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo Multiplataforma (Windows, Mac, Linux, Android, iPad, iPhone) desenvolvido em Portugal, com funcionalidades únicas no mundo e totalmente gratuito.

    http://www.facebook.com/PROJETOBIA
    http://www.cm-castrodaire.pt/bia

    ResponderEliminar
  2. Já tive oportunidade de ler sobre o projecto e queria felicita-los pela óptima iniciativa. Muitos Parabéns =),

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar